Porto Alegre na Copa de 2014

A cena e o ritual se repetiu em cada um das cinco partidas disputadas em Porto Alegre durante a Copa do Mundo de 2014, milhares de torcedores passaram pelos portões para torcer por suas seleções. Foto Zero Hora

A Copa do Mundo de 2014 disputada no Brasil, teve Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul como uma das sedes. No total, aqui foram disputados cinco partidas, sendo Alemanha e Argélia o mais dramático e disputado de todos, os argelinos exigiram ao máximo da futura campeã.

Festa no Gigante da Beira Rio, cores e cantos de oito seleções deixaram saudades na capital do estado, Foto NDGA

Particularmente fico muito feliz e realizado em ter acompanhado todas as partidas, pois consegui um trabalho como vendedor em uma das empresas que detinha os direitos de explorar o local da partida. Assisti todos os jogos e pude vivenciar a experiência de participar deste evento que sempre me encantou, sempre sonhei em assistir um jogo de Copa do Mundo, de perto, no estádio… O que então me dizer quando consegui ver cinco?

Concentração dos torcedores holandeses no Largo Glênio Peres, tendo ao fundo o tradicional Mercado Público de Porto Alegre. Foto NDGA
Holanda 3-2 Austrália, em 18/06/2014, uma mar laranja tomou conta do Viaduto Otávio Rocha, um dos cartões postais da cidade. Foto ESPN
Ainda sobre o confronto Holanda vs Austrália, afirmo que dos jogos que assistir, sem dúvida foi o mais franco, o mais harmonioso dentro de campo, com as duas equipes empenhadas em fazer o melhor e fora de campo com esse show de cores e alegria. Foto ESPN.

Muitas coisas ficaram para sempre na memória, como o canto festivo dos franceses, o colorido de holandeses e australianos, os diversos gols de Argélia e Coréia do Sul, argentinos cantando enlouquecidamente contra os nigerianos, a correria e a animação antes do início das partidas e o clima de irmandade e confraternização no fim de cada jogo, com trocas de camisetas, mantas, bonés, todos querendo levar consigo um pedaço daquela atmosfera festiva e cheia de emoção.

O caminho do gol, nome dado ao trecho que liga o centro de Porto Alegre ao estádio Beira-Rio pela Avenida Borges de Medeiros, tornou-se um símbolo do evento para a cidade, tanto que passada a Copa, manteve-se por algum tempo o itinerário livre da circulação de carros em dia de jogos, para facilitar e estimular o deslocamento de torcedores a pé até o estádio.

Holandeses e australianos podem ter dado um show de cores, porém, não existe comparação para a raça e o canto dos argentinos do primeiro ao último minuto na partida contra a Nigéria. Foto UOL

Como não poderia ser diferente em se tratando do meu hobby em colecionar coisas relativas ao futebol, visitei alguns pontos de recepção ao turista na época e consegui reunir algumas tabelas e guias como por exemplo este produzido e distribuído pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, que agora repasso aos amigos visitantes.

Guia do Espectador (Porto Alegre)

Publicidade

Publicado por

sumulastche

Brasileiro, casado, nascido em Viamão (RS) no dia 25/12/1976. Pesquisador de futebol desde os 11 anos de idade, membro da RSSSF Brasil (www.rsssfbrasil.com), desde 2000. Procuro dados sobre o futebol brasileiro, com a pretensão de levar a todos que visitem este blog, um pouco de história sobre nossos clubes, atletas e campeonatos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s